SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Ethnographic experience, perspective displacement and interdisciplinarityDebris of a thought: between ruins and interdisciplinarity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

CORDOVA, Vitor Sartori. Artérias e poros interdisciplinares: demarcação de território ou inauguração de possibilidades?. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 70-89. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº01artigo66.

Este trabalho reflete sobre aspectos teóricos da sociologia e do urbanismo enquanto abordagens para pensar os limites que guardam estas instâncias disciplinares nos problemas da experiência do lugar. Acredita-se que o fator preponderante às fundamentações primordiais dos seus escopos analíticos divergem da tarefa que almejam: a forma organizacional das agremiações humanas (e prováveis identidades coletivas) e seus esforços em discerni-las (ou provocá-las) no espaço. Será tida esta crítica a esta estrutura em uma breve exposição teórica do como estas agremiações (e o lugar que as competem) ainda são encaradas na "aproximação banal dos corpos", fazendo o texto ansiar à procura das lacunas deixadas por estas instâncias científicas. Para tanto, apresenta-se uma possibilidade de contribuição interdisciplinar da fenomenologia para a reconsideração deste debate de forma mais aterrada na situcionalidade do ser, isto é, mais interligada à discussão da reconsideração da importância do lugar aos estudos apresentados.

Keywords : Sociologia; Urbanismo; Fenomenologia do lugar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License