SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Artérias e poros interdisciplinares: demarcação de território ou inauguração de possibilidades?O mito da gênse e da catábase do homem: uma análise eliadeana do Corpus Hermeticum 1. 12-15 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SILVEIRA, Heitor Matos da. Escombros de um pensamento: por entre ruínas e interdisciplinaridade. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 96-105. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº01artigo67.

Que pode a interdisciplinaridade? Pensar é, sobretudo, uma violência. Ao nos colocarmos diante de um mundo de coisas, somos atravessados por intensidades, forças e sentidos, que compõem a nossa relação com o mundo e com a vida. Na esteira do pensamento moderno, o mundo sempre foi colocado enquanto um lugar mobiliado, em que nossa relação com as coisas e os seres se dá apenas de forma superficial e não de entrelaçamento. No entanto, não estamos alheios aos fluxos da natureza e de vida que acontecem no mundo, pois nosso corpo, nosso pensamento e os objetos que construímos estão submetidos aos mesmos movimentos de nascimento e de morte, de crescimento e de decaimento que dão o movimento de um mundo de coisas. A proposta desse artigo é pensar a relação entre ruínas e arruinamento do pensamento como potências para o acontecer de um pensamento ou pesquisa interdisciplinar.

Palavras-chave : Conhecimento; Mundo; Desconstrução.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License