SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Debris of a thought: between ruins and interdisciplinarityGilbert Durand and the hermeticism: Religionism, tradition and esotericism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

LIRA, David Pessoa de. O mito da gênse e da catábase do homem: uma análise eliadeana do Corpus Hermeticum 1. 12-15. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 106-122. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº01ensaio54.

O presente artigo trata de um estudo das estruturas discursivas da récit mythologique (narrativa mitológica) e especificamente de uma análise do mito do Corpus Hermeticum1.12-15, no que se refere ao princípio da coincidência dos opostos ou pela biunidade incidente no texto. O mito que será analisado, no presente artigo, é estritamente a narrativa mitológica do episódio da catábase do Homem (Corp. Herm. 1.12-15). Para proceder metodologicamente, faz-se necessário expor a compreensão sobre o homo religiosus hermeticus e sua categoria em relação ao fato religioso. Assim, analisa-se o mito do Corp. Herm. 1.12-15, tendo como principais aportes teóricos as ideias eliadenas. E, finalmente, busca-se caracterizar a incidência da divina biunidade, da oposição dos opostos bem como o motivo último do relato do mito para explicar por que os homens são mortais, qual é a causa mortis do ser humano e as implicações do o amor-sexo (ερως)

Keywords : Homo Religiosus Hermeticus; Mito; Catábase; Mircea Eliade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License