SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1The myth of the genesis and catabasis and of the man: na eliadean analysis of the Corpus Hermeticum 1.12-15Ethics and Freedom: Dealing with Conflicts in the School Environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

VIEIRA, Otávio Santana  and  CAVALCANTI, Carlos André Macêdo. Gilbert Durand e o Hermetismo: Religionismo, Tradição e Esoterismo. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 123-142. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº01ensaio55.

Buscamos em nosso artigo apresentar a contribuição de Gilbert Durand para com os estudos sobre o Hermetismo. Visamos evidenciar em algumas de suas obras aspectos onde o Hermetismo se torna tanto objeto de investigação, quanto base epistemológica. Gilbert Durand segue caminhos que se bifurcam com autores importantes para o surgimento da pesquisa acadêmica sobre o esoterismo ocidental como Henry Corbin, Antoine Faivre, C. G. Jung, entre outros. Em Science de l'homme et Tradition [1975], Durand desenvolve uma série de argumentos acerca de uma nova organização epistemológica para as ciências do homem. Em seu escopo o Hermetismo e a noção de semelhança compreendem um papel central, sendo o hermetismo o novo espírito antropológico, subtítulo da obra. Em A Fé do Sapateiro e Introdução a Mitodologia, nosso autor retoma alguns destes pressupostos. Nestas obras podemos perceber o caráter religioso que conformava até então os estudos sobre esoterismo. Neste momento noções supervalorizadas, como a de tradição, desempenhavam lugares comuns e compunham o discurso acadêmico e não acadêmico, além do caráter de vanguarda e dessecularização as quais estas teorias se apresentavam, evidenciando o íntimo relacionamento entre estes assuntos em um milieu esotérico e um forte internalismo ou o caráter "êmico" de seu discurso.

Keywords : epistemologia; imaginário; antropologia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License