SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A percepção da pessoa internada sobre sua vivência no hospitalSegurança e saúde no trabalho e o sofrimento ético índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

PEREIRA, Leihge Roselle Rondon  e  CALHAO, Ana Rafaela Pecora. Para além do câncer de mama: estudo centrado nas mulheres em tratamento quimioterápico. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 40-60. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº02artigo64.

Este artigo busca apresentar as significações afetivas e emocionais vivenciadas por mulheres acometidas pelo câncer de mama, a partir de suas experiências durante o início do tratamento quimioterápico. Para alcançar as significações das participantes, fundamentamos o estudo na perspectiva teórico-vivencial da Abordagem Centrada na Pessoa, propondo como metodologia de coleta de dados entrevistas experienciais, e uma análise compreensiva dos dados, consubstanciada pela utilização do software IRAMUTEQ. As participantes apontam para a importância dos sistemas de apoio diante das mudanças físicas e ambientais ocorridas durante o tratamento; o registro das mudanças provocadas estão para além das marcas físicas, pois as interações com as pessoas e o olhar dessas, influenciam a forma como as mulheres se percebem, e percebem o outro, que ora se presta como fonte de apoio, outras vezes como fomentador de estigmas e inseguranças. Os resultados reafirmam a importância das relações de ajuda que promovam saúde durante o tratamento.

Palavras-chave : Psicologia Humanista; Metodologia; Câncer de Mama.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License