SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Beyond Breast Cancer: Study Centered At Women In Chemotherapeutic TreatmentRelational experiences in networks at diferente stages of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

NOGUEIRA, Laura Soares Martins; OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de  and  BELLOC, Márcio Mariath. Segurança e saúde no trabalho e o sofrimento ético. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 41-61. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº02artigo65.

O presente artigo traz uma análise, realizada a partir da fala dos trabalhadores associada a reflexões alicerçadas na teoria da Psicodinâmica do Trabalho e de autores que dialogam com a Sociologia do Trabalho, de como a gestão da segurança e saúde de uma empresa da cadeia produtiva de alumínio instalada na região norte do Brasil é vivenciada subjetivamente pelos trabalhadores. Na pesquisa de cunho qualitativo, utilizou-se a entrevista coletiva e Análise de Núcleo de Sentidos como proposta metodológica. Trabalhadores foram ouvidos acerca do que fazem/faziam no seu trabalho. Relataram sofrimento por vivenciar ações em que a segurança e a saúde são submetidas à lógica da produção, evidenciando situações de sofrimento ético. Este sofrimento é resultante de uma cultura organizacional que privilegia as regras de segurança no trabalho ao mesmo tempo em que a produção obriga ao descumprimento das mesmas regras.

Keywords : Subjetividade; Sofrimento; Organização do Trabalho; Segurança do Trabalho; Amazônia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License