SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Para além do câncer de mama: estudo centrado nas mulheres em tratamento quimioterápicoVivências relacionais nas redes sociais em diferentes fases da vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

NOGUEIRA, Laura Soares Martins; OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de  e  BELLOC, Márcio Mariath. Segurança e saúde no trabalho e o sofrimento ético. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 41-61. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº02artigo65.

O presente artigo traz uma análise, realizada a partir da fala dos trabalhadores associada a reflexões alicerçadas na teoria da Psicodinâmica do Trabalho e de autores que dialogam com a Sociologia do Trabalho, de como a gestão da segurança e saúde de uma empresa da cadeia produtiva de alumínio instalada na região norte do Brasil é vivenciada subjetivamente pelos trabalhadores. Na pesquisa de cunho qualitativo, utilizou-se a entrevista coletiva e Análise de Núcleo de Sentidos como proposta metodológica. Trabalhadores foram ouvidos acerca do que fazem/faziam no seu trabalho. Relataram sofrimento por vivenciar ações em que a segurança e a saúde são submetidas à lógica da produção, evidenciando situações de sofrimento ético. Este sofrimento é resultante de uma cultura organizacional que privilegia as regras de segurança no trabalho ao mesmo tempo em que a produção obriga ao descumprimento das mesmas regras.

Palavras-chave : Subjetividade; Sofrimento; Organização do Trabalho; Segurança do Trabalho; Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License