SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Segurança e saúde no trabalho e o sofrimento éticoEscritação com mulheres: experimentando com Rolland Barthes e Walter Benjamin índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

NASCIMENTO, Andréa Pereira do  e  TRAVASSOS, Leilane Menezes Maciel. Vivências relacionais nas redes sociais em diferentes fases da vida. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 62-82. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº02artigo66.

Atualmente, as relações são facilitadas pelas tecnologias, porém vêm se tornando cada vez mais frágeis, o que confere relevância ao estudo dos relacionamentos modernos e de como jovens, adultos e idosos se percebem neles. Buscou-se, nesse sentido, caracterizar as vivências relacionais desse público nas redes sociais a partir do Método Empírico Fenomenológico de Giorgi, o qual possibilitou a análise da entrevista fenomenológica semiestruturada utilizada com seis (6) participantes de Cajazeiras-PB e permitiu, também, observar como cada um, na sua subjetividade, atribui sentido ao uso das redes sociais, revelando-se as seguintes Unidades de Sentido (US): Relações angustiantes; Passatempo e vício; Exibicionismo e Dificuldade em se desligar. Constatou-se a influência das redes sociais nos relacionamentos, além de convergências nos sentidos atribuídos pelos participantes a esse processo. Entende-se, portanto, que é importante uma continuidade nesse tipo de estudos, pois, a todo momento, as tecnologias de comunicação evoluem e nos acompanham.

Palavras-chave : Redes Sociais; Relações Interpessoais; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License