SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Escritação with women: tasting flavours with Rolland Barthes and Walter BenjaminEnlarged clinic and network: experience report in SUAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

PIMENTEL, Adelma do Socorro Gonçalves; MAUES, Heloá Pontes; LIMA, Natasha Cabral Ferraz de  and  JUNIOR, Germino Ferraz de Andrade. Orientações da Psicologia brasileira em relação a prevenção da Covid19. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 102-117. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº02artigo68.

Diante da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e todo o Sistema Conselhos de Psicologia apresentam à categoria informações e orientações para atuação profissional e enfrentamento da crise. São textos e materiais com o objetivo de auxiliar psicólogas(os) durante o período da pandemia, com informações sobre o exercício profissional e atuação em diversos contextos. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar as medidas realizadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, para orientação da categoria nos procedimentos de atendimento a população, diante da pandemia. A pesquisa baseou-se em uma perspectiva qualitativa, com método descritivo explicativo e compreensivo. Para obtenção dos dados informados na pesquisa, utilizou-se a página virtual do CFP, bem como do CRP da 10ª região Pará/Amapá. Neste caminho ainda desconhecido, utiliza-se de criatividade, através de recomendações que propiciam um campo de saúde flexível e efetivo para os envolvidos, mantendo a ética do cuidado.

Keywords : Coronavírus; Saúde; Psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License