SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Orientações da Psicologia brasileira em relação a prevenção da Covid19Os neurônios-espelho e a relação terapêutica em Gestalt-Terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

MOURA, Débora de Toledo; STEFANISZEN, Victor; MAGALHAES, Tatiana Benevides  e  FARINHA, Marciana G.. Clínica ampliada e articulação em rede: relato de experiência no SUAS. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 118-139. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº02artigo69.

Este relato de experiência aborda o desenvolvimento de modalidades interventivas visando o olhar psicossocial, o território e a ação articulada da rede de assistência abrangendo a complexidade da situação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Foi utilizado como método a cartografia clínica, sendo a experiência relatada em diários de bordo, relatórios e supervisões gravadas. Seguidamente, elaborou-se uma narrativa analisada fenomenologicamente. Os participantes foram uma mãe e quatro filhos, equipe de extensão universitária e profissionais da rede de saúde e de assistência social. O relato indica que a carência de rede de apoio comunitário, rede de saúde e de garantia de direitos contribuíram para o agravamento do caso, o que direcionou a equipe para a clínica ampliada, buscando construir autonomia através de um espaço referencial no qual a complexidade do caso pudesse ser abarcada.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Violência na Família; Clínica Ampliada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License