SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Clínica ampliada e articulação em rede: relato de experiência no SUASVitalismo cristão e psicologia: contribuições de Michel Henry e Wilhem Reich índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

YANO, Luciane Patrícia  e  LIMA, Mayara Carvalho de. Os neurônios-espelho e a relação terapêutica em Gestalt-Terapia. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 140-155. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº02artigo70.

Considerando a importância da relação terapêutica para a efetivação de um processo psicoterapêutico, este artigo apresenta os achados sobre os neurônios-espelho e sua participação nesse processo. Para isso desenvolveremos este trabalho partindo do ponto de vista ecológico em Gestaltterapia, seguida da apresentação teórica sobre os neurônios-espelho, a linguagem corporal e emocional, a relação terapêutica em Gestalt-terapia e, por fim, tecendo uma aproximação sobre o lugar dos neurônios-espelho no processo de relação terapêutica em Gestalt-terapia no intuito de provocar um olhar sobre esse subgrupo de neurônios e sua participação potencialmente poética naquilo que se constitui um solo sagrado em Gestalt-terapia: a relação entre pessoa e pessoa.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Neurônios-espelho; Relação terapêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License