SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Vitalismo cristão e psicologia: contribuições de Michel Henry e Wilhem ReichSer mulher trabalhadora e mãe no contexto da pandemia COVID-19: tecendo sentidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SILVA, Bruno Fleck da; WAZLAWICK, Patricia  e  SCHAEFER, Ricardo. A refundação crítica da ciência e a ontopsicologia. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 170-186. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº02ensaio67.

O ensaio discute o problema crítico do conhecimento pelo viés da refundação crítica da ciência através da Ontopsicologia de Antonio Meneghetti. Busca-se, a partir de método exploratório de revisão sistemática bibliográfica situar esta problemática nas epistemológicas contemporâneas, sobretudo a partir perspectiva exposta na Krisis e Edmund Husserl. Como hipótese resolutória, o estudo teórico aponta para o critério epistêmico da Ontopsicologia, o Em Si ôntico como paradigma que visa superar a distinção entre as esferas objetiva e subjetivas do proceder científico, que a partir disso assume um caráter onto-antropológico: ciência medida pelo homem. A partir do critério ontopsicológico verifica-se a possibilidade de refundação da atitude científica na superação das lógicas indutiva-dedutiva acrescidas da intuição ôntica. Tal possibilidade não limita-se ao conhecimento em âmbito da psicologia, mas estende-se ao proceder científico em geral visando a exatidão.

Palavras-chave : Ciência; Ontopsicologia; Epistemologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License