SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Repercussões dos determinantes sociais na saúde mental das migrantes haitianas em GoiásOficina Terapêutica, Psicologia e arte: experiência de estágio no Centro de Atenção Psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

AZEVEDO, Ana Karina Silva; COSTA, Amanda Melo Queiroz da  e  OLIVEIRA, Olga Maria Hawes Fernandes de. Testemunhas de um suicídio: um estudo com comerciantes nas imediações da ponte Newton Navarro em Natal. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 71-86. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº03artigo76.

Pesquisa fenomenológica de inspiração heideggeriana que objetiva compreender a experiência de comerciantes testemunhas de suicídios ocorridos na Ponte Newton Navarro, localizada em Natal/RN. Utilizaram-se quatro narrativas de comerciantes e, após leitura, foram destacados núcleos significativos compostos por partes dos depoimentos e significados tecidos na entrevista. As noções heideggerianas de ser-aí, angústia, afinação, impessoalidade e ser-para-a-morte nortearam as reflexões. Obtiveram-se cinco núcleos de significado: a afinação acerca do som do suicídio; o ser testemunha de um suicídio: sobre ver e olhar a cena; compreensões sobre o suicídio; a espetacularização da morte e do suicídio na ponte e; significados sobre o suicídio na ponte Newton Navarro. Concluímos que a ocorrência de suicídios mudou a relação dos comerciantes com a ponte, a qual passa a evocar a morte como possibilidade existencial para eles. O estudo evocou ainda a necessidade de pesquisas com outras populações também afetadas por tal realidade, como pescadores e mergulhadores.

Palavras-chave : Testemunha; Suicídio; Ponte; Fenomenologia-hermenêutica; Heidegger.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License