SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Oficina Terapêutica, Psicologia e arte: experiência de estágio no Centro de Atenção PsicossocialMulheres em situações de violência doméstica acompanhadas em um Centro de Atenção Psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SOUZA, Adrielle Cristina Silva; PINHO, Eurides Santos; MACHADO, Mayk Diego Gomes da Glória  e  NOGUEIRA, Luzana Eva Ferreira Lopes. Redução de vulnerabilidades como estratégia de cuidados do Consultório na Rua . Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 103-115. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº03rex.35.

O Consultório na Rua desempenha papel transformador na sociedade por constituir um serviço produtor e difusor de cuidados, além de impulsionar a redução de vulnerabilidades e a reinserção social de pessoas que necessitam de assistência biopsicossocial. O estudo objetiva relatar a experiência de ações intersetoriais desenvolvidas pelo Consultório na Rua para a redução de vulnerabilidade e efetividade do cuidado. O relato pontua a promoção articulada intersetorialmente de cuidados biopsicossociais que resultaram em recuperação da autonomia, preservação da cidadania, promoção de autocuidado e acompanhamento especializado em saúde mental. A relação do consultório na rua com a rede assistencial do município é imprescindível, pois implica que seu desempenho tenha relação direta com resultados alcançados para o cuidado integral às pessoas vulneráveis. Assim, considera-se a experiência exitosa, por envolver uma complexa rede de relações entre serviços, profissionais e sujeito na assistência direcionada a atenção psicossocial e priorizar o uso de tecnologias leves.

Palavras-chave : Serviços de Saúde Pública; Vulnerabilidade; Intervenção Psicossocial; Sem-teto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License