SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Redução de vulnerabilidades como estratégia de cuidados do Consultório na RuaSignificado atribuído pelos profissionais de saúde à violência vivenciada por infanto-juvenis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CAMPOS, Ioneide de Oliveira; MAGALHAES, Yasmim Bezerra  e  ANGULO-TUESTA, Antonia. Mulheres em situações de violência doméstica acompanhadas em um Centro de Atenção Psicossocial . Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 116-138. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº03artigo77.

Descrever as características socioeconômicas e da exposição à violência de mulheres acompanhadas em um Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS), e analisar a compreensão dos profissionais acerca dessa realidade. Estudo quali-quantitativo que contemplou o inventário sociodemográfico e o histórico da violência de 33 mulheres, e a análise das narrativas de seis profissionais de saúde. A violência doméstica contra a mulher atravessa mais de uma etapa de vida das entrevistadas. As principais formas são a violência sexual e física, principalmente por (ex) parceiros íntimos. As profissionais de saúde compreendem a violência em aspectos individuais e sociais permeadas pelas relações de gênero e poder. Não há consenso sobre algumas ações, como a intersetorialidade com as áreas jurídicas e de proteção a mulher, questão da notificação da violência e o fluxo de atendimento das mulheres. A violência doméstica é um fenômeno expressivo e os CAPS apresentam forte potencial para o empoderamento feminino.

Palavras-chave : Saúde Mental; Violência Contra a Mulher; Violência Doméstica; Violência de Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License