SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Mulheres em situações de violência doméstica acompanhadas em um Centro de Atenção PsicossocialO cuidado é dobrado: Maternar no contexto da atenção psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

FREITAS, Rodrigo Jácob Moreira de; MOURA, Natana Abreu de  e  MONTEIRO, Ana Ruth Macêdo. Significado atribuído pelos profissionais de saúde à violência vivenciada por infanto-juvenis . Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 134-153. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº03artigo78.

Objetiva-se compreender o significado que profissionais de saúde de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil atribuem às violências vivenciadas pelos usuários. Trata-se de um estudo qualitativo, embasado na fenomenologia social de Alfred Schutz. A pesquisa foi desenvolvida em Fortaleza-CE e, nove profissionais de saúde de nível superior participaram. A coleta de dados se deu por meio da entrevista semiestruturada, que foram gravadas, transcritas, interpretadas e analisadas utilizando o referencial teórico. Emergiram três categorias: Violência contra a criança em sofrimento psíquico: múltiplos sentidos, atores e cenários; Falta de conhecimento dos pais, da escola e da comunidade sobre o sofrimento psíquico da criança e do adolescente; Contexto de vida e a relação da violência com o sofrimento psíquico. É preciso que os profissionais de saúde conheçam a situação biográfica dessas famílias; realizem ações interdisciplinares e intersetoriais, junto das escolas; e fortaleçam a rede psicossocial para o enfrentamento da violência.

Palavras-chave : Saúde Mental; Abuso da criança; Violência na família; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License