SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3O cuidado é dobrado: Maternar no contexto da atenção psicossocialO itinerário terapêutico da pessoa com transtorno mental: pontos de inflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

MAROJA, Maria Clara Santana; FERNANDES, Maria Neyrian de Fátima  e  ALMEIDA JUNIOR, José Jailson de. Integralidade na formação: compreensão de orientadores e da equipe multiprofissional . Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 176-197. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº03artigo80.

Objetivou-se verificar a compreensão de residentes, preceptores e tutores sobre integralidade na formação em saúde mental em uma Residência Multiprofissional em Saúde. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa, qualitativa, do tipo Estudo de Caso Único no programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Foram aplicadas entrevistas individuais semiestruturadas aos tutores (7) e preceptores (7), e grupo focal com 20 residentes. Observou-se que as orientações oferecidas nos encontros de tutoria e preceptoria vão além da assistência biológica ao indivíduo com transtorno mental e perpassam pela compreensão da realidade desses sujeitos. Compreendeu-se que o compromisso curricular com as características da comunidade assistida, aliado a práticas colaborativas entre as diferentes profissões da saúde, possibilitaram aos residentes enxergar ao indivíduo com transtorno mental não apenas sob os vários saberes biológicos, mas também compreendendo-o na complexidade da sua realidade.

Palavras-chave : Saúde Mental; Educação em Saúde; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License