SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Integralidade na formação: compreensão de orientadores e da equipe multiprofissionalImportância do atendimento qualificado a indígenas com tentativa de suicidio: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

MUHL, Camila. O itinerário terapêutico da pessoa com transtorno mental: pontos de inflexão. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 198-216. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº03artigo81.

O itinerário terapêutico é o caminho que uma pessoa desenvolve em busca de auxílio para uma doença, o que inclui diferentes opções de cuidado, muitas delas simultâneas, bem como engajamentos e abandonos de tratamento. A maneira como cada pessoa percorre essa trajetória em busca de saúde é singular, ancorada em suas vivências prévias e na forma como experiencia a doença. Tendo em vista essa multiplicidade de caminhos possíveis, esse estudo de caráter fenomenológico, buscou investigar quais são os pontos de inflexão do itinerário terapêutico de pessoas com transtorno mental. A pesquisa foi realizada com 20 pessoas com diagnóstico de transtorno mental sendo atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial na região metropolitana de Curitiba (Paraná/Brasil). Entre as situações que alteraram o itinerário terapêutico encontramos: encaminhamentos entre os serviços de saúde, o custo do tratamento, as interações sociais e situações adversas. Não há um caminho único e correto em relação ao IT, assim, ao conhecer as especificidades desses percursos compreende-se melhor as tomadas de decisão em saúde e como as pessoas circulam pelas redes de cuidado.

Palavras-chave : Itinerário Terapêutico; Transtorno Mental; Saúde Mental; Fenomenologia; Sociologia da Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License