SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3O itinerário terapêutico da pessoa com transtorno mental: pontos de inflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ALMEIDA, Milena Nunes de; SILVA, Nathália dos Santos  e  CAIXETA, Camila Cardoso. Importância do atendimento qualificado a indígenas com tentativa de suicidio: relato de experiência. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 217-231. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº03rex.36.

Os modelos explicativos tradicionais das sociedades ocidentais não são suficientes para compreender o suicídio no contexto indígena. Evidencia-se a necessidade de práticas de cuidado com afinações conceituais necessárias para uma melhor sintonia às diversas realidades étnico-culturais. Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o atendimento de indígenas Karajás acolhidos em um Centro de Atenção Psicossocial por histórico de tentativa de suicídio. Trata-se de um recorte da pesquisa intitulada: "Ações de Cuidado e prevenção ao suicídio em indígenas", uma investigação qualitativa do tipo descritiva realizada em um Centro de Atenção Psicossocial, de uma capital da região central do Brasil, no período de 2014 a 2018. Foram relatados atendimentos psicológicos aos indígenas, que os auxiliaram na ressignificação do sofrimento mental experimentado, funcionando como um instrumento de mediação interétnica. Ressalta-se como fundamental a necessidade de qualificação dos profissionais de saúde para um cuidado psicossocial, livre de estigmas, baseado no tratamento individual e personificado dos indígenas.

Palavras-chave : Serviços de saúde mental; Tentativa de suicídio; Indígenas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License