SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Contribuições do existencialismo sartriano aos cuidados paliativos oncológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

DEMETERKO, Andréa Maria Blaskowski  e  SOMAVILLA, Francisco Carlos. Compreensões gestálticas e gestaltpedagógicas sobre o autismo. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 1-16. ISSN 2175-2591.

Apresenta aspectos sobre a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), envolvendo considerações baseadas na Gestaltpedagogia e na Gestalt-terapia, com o objetivo de contribuir para a efetivação desse processo e possibilitar a educadores a reflexão sobre a importância de seu desenvolvimento pessoal e de sua visão de homem, o que afetará sua relação com o aluno, relação que é figura, e não fundo, no processo educacional. Analisa a educação e a inclusão de forma ampla, pois acontecem além dos limites da escola. Para o entendimento do conceito TEA, traça um breve histórico do surgimento do termo autismo até os dias atuais. Aborda aspectos referentes à Educação Especial dentro de um contexto inclusivo, bem como eventos e leis que foram fundamentais para que a inclusão aconteça. Utiliza o método exploratório a partir de pesquisa bibliográfica e análise de documentos legislativos disponíveis online.

Palavras-chave : Autismo; Gestalt-terapia; Gestaltpedagogia; Inclusão escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License