SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Compreensões gestálticas e gestaltpedagógicas sobre o autismoEntre a morte e a experiência da finitude: histórias e diálogos com o contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

LANGARO, Fabíola  e  SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Contribuições do existencialismo sartriano aos cuidados paliativos oncológicos. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 17-40. ISSN 2175-2591.

Este artigo apresenta reflexões teóricas sobre contribuições do existencialismo sartriano à compreensão da experiência vivida por pacientes com câncer em final de vida e seus familiares. O produto da análise de materiais bibliográficos foi organizado em categorias. Os resultados destacam que, em uma perspectiva sartriana, privilegiam-se ações de mediação a pacientes e familiares para reformulação e viabilização de seus projetos de ser, visto que a perspectiva da morte não se constitui como obstáculo à liberdade, mas dá a ela novos contornos. Assim, morrer é ainda uma das dimensões da vida; não é, portanto, sinônimo de morte. Esse entendimento proporciona dignidade nessa etapa final do viver e abertura de um importante campo de atuação de psicólogos e demais profissionais de saúde.

Palavras-chave : Cuidados paliativos; Existencialismo; Câncer.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License