SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Sartrean existencialism contributions to paliative oncological careThe management of health professionals with spiritual issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

DANTAS, Jurema Barros; BORGE, Jean Elyson Rodrigues  and  DUTRA, Adryssa Bringel. Entre a morte e a experiência da finitude: histórias e diálogos com o contemporâneo. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 41-55. ISSN 2175-2591.

Há na contemporaneidade certa dificuldade de tematizar a morte. Em geral, pensamos a questão da morte como evento físico e/ou biológico, negligenciando nossa própria condição ontológica de entes finitos. Neste estudo dialogamos com a perspectiva da Fenomenologia com a proposta de ampliar a compreensão da morte enquanto fenômeno atravessado por múltiplos fatores históricos e sociais e, sobretudo, pela condição inalienável da existência. O presente ensaio se norteou a partir de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa, na qual compilamos produções e estudos referentes a esta temática. Consideramos que o fenômeno da morte em cada período sócio-histórico apresentou determinadas especificidades e, atualmente, tal fenômeno se caracteriza por modos muito próprios de significação e ressignificação da condição do homem diante de sua própria finitude. Acreditamos que esses modos no cenário contemporâneo ganham a exacerbação do medo, da negação e, muitas vezes, da própria evitação recorrente da condição de finitude inerente da vida.

Keywords : Morte; Finitude; Cultura; Contemporaneidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License