SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Between the death and the experience of finitude: History and dialogues with the contemporaryIndigenous suicide in Brazil: a sistematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

MARQUES, Stella Maris Souza  and  GOTO, Tommy Akira. O manejo de profissionais da saúde com questões espirituais. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 56-69. ISSN 2175-2591.

Embora a religiosidade e a espiritualidade possibilitem bem-estar aos pacientes e que o que era comum às religiões, espiritualidades e crenças passou a ser visto com reconhecimento de causa científica, as questões religiosas e espirituais continuam ainda desconfortáveis aos profissionais da saúde. Para tanto, o objetivo geral deste artigo foi investigar se tais profissionais manejam tais questões junto a seus pacientes nas esferas de saúde pública e privada. Por meio de uma revisão sistemática da literatura científica nas bases de dados on-line SciELO, LILACS e PePSIC-BVS com os descritores "práticas espirituais" AND "Psicologia", identificou-se 10 artigos. Como resultado, concluiu-se que os profissionais da saúde que mais manejam as questões espirituais de seus pacientes foram os psicólogos e os enfermeiros com variações entre escuta qualificada, uma atenção possível, intervenção RIME, inibição, falta de informação e certa negligência. A contribuição do manejo em relação ao bem-estar dos pacientes quando compartilhada foi positiva.

Keywords : Práticas Espirituais; Questões Espirituais; Qualidade De Vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License