SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The management of health professionals with spiritual issuesSchool climate: a systematic review of literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

REIS JUNIOR, Leandro Passarinho  and  ADSUARA, Carmen Hannud Carballeda. Suicídio indígena no Brasil: uma revisão sistemática. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 70-82. ISSN 2175-2591.

O objetivo do presente trabalho é analisar a produção sobre suicídio entre povos indígenas no campo da saúde "mental" indígena no Brasil, buscando discutir as relações de poder na ciência, a ética do cuidado na saúde coletiva a partir da produção científica brasileira. Foi utilizada a metodologia de revisão sistemática, selecionando artigos na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e SciELO nos últimos cinco anos. Os dados apontam que embora a temática suicídio tenha crescido no país, ao focalizarmos as realidades indígenas a produção acadêmica tem se mostrado tímida, necessitando de maiores investimentos para que seja dada a visibilidade necessária para esta população, principalmente pelo olhar da Psicologia.

Keywords : Suicídio Indígena; Revisão Sistemática; Psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License