SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Clima escolar: uma revisão sistemática de literaturaEdith Stein: entre a psicologia de William Stern e a fenomenologia de Edmund Husserl índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

BISOTTO, Luisa Bento; CARDOSO, Nicolas de Oliveira  e  ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Luto antecipatório materno: uma revisão integrativa nacional. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 98-113. ISSN 2175-2591.

O processo de elaboração do luto é de extrema complexidade, principalmente quando relacionado à perda de um filho. O presente trabalho objetivou identificar os principais sentimentos e fatores sociais que podem influenciar durante a elaboração do luto antecipatório materno. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nacional, por meio de consulta as bases de dados virtuais: Biblioteca Virtual em Saúde (Bvs) Scielo e Pepsic. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos, restaram 5 artigos para análise. Os resultados indicam que os principais sentimentos despertados durante a elaboração do luto materno foram à tristeza (n = 4), culpa e frustração (n = 3). Também foi constatado que o apoio da família e da equipe multiprofissional hospitalar são os principais fatores sociais associados à elaboração do luto materno.

Palavras-chave : Maternidade; Luto; Hospital; Equipe Multidisciplinar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License