SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Luto antecipatório materno: uma revisão integrativa nacionalPathos-avec: apontamentos para uma prática fenomenológica com grupos em psicologia da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

FERREIRA, Danilo Souza. Edith Stein: entre a psicologia de William Stern e a fenomenologia de Edmund Husserl. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 114-132. ISSN 2175-2591.

Neste artigo trazemos uma breve biografia de Edith Stein. Tal trabalho se justifica por dois motivos: o primeiro é a apresentação da filósofa, que é pouco conhecida pela academia brasileira, e o segundo motivo é a íntima relação entre a sua vida e os acontecimentos históricos cruciais que marcaram a primeira metade do século XX, principalmente a História da Alemanha no período moderno, bem como a Primeira Grande Guerra, a República de Weimar e a ascensão do nazismo na Alemanha, além do surgimento de correntes teóricas como a fenomenologia. Buscaremos em especial, neste texto, descrever as fortes influências que Stein sofreu do psicólogo William Stern, membro da escola de Wurzburg e professor em Breslau, e do fenomenólogo Edmund Husserl, que ministrou aulas de Filosofia em Gottingen, e com quem ela desenvolveu a sua reflexão sobre o papel da Empatia como constitutiva da relação entre os indivíduos, bem como a sua relação com a História.

Palavras-chave : edith stein; fenomenologia; história intelectual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License