SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Edith Stein: entre a psicologia de William Stern e a fenomenologia de Edmund HusserlEdith Stein como via intermediaria entre a fenomenologia das ideias de Husserl e as críticas do círculo de Göttingen índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CASTRO, Gillianno José Mazzetto de. Pathos-avec: apontamentos para uma prática fenomenológica com grupos em psicologia da saúde. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 133-146. ISSN 2175-2591.

O presente estudo tem por objetivo pensar a categoria fenomenológica Henriana de pathos avec, padecer com, aproximando-a da reflexão sobre os grupos de outros significativos que são caracterizados por experiências coletivas que possuem uma intensa troca afetiva entre os membros que o constituem. Método: trata-se de um ensaio fenomenológico que tem por objetivo propor elementos fundamentais para a construção de uma prática fenomenológica de caráter Henriano nas pesquisas com grupos humanos em Psicologia da Saúde. Resultados: Como principais resultados se pode perceber que: 1 - O pathos avec ajuda a entender os processos de transferência e modalização ou apropriação de si dentro do grupo abrindo possibilidade para a construção de uma nova abordagem de inspiração Fenomenológica, 2 - A interafetividade como um campo a ser explorado nas dinâmicas e nos processos grupais. Limites: É mister o desenvolvimento dos passos metodológicos que viabilizem essas possibilidades.

Palavras-chave : Fenomenologia; Psicologia da Saúde; Grupos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License