SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Pathos-avec: apontamentos para uma prática fenomenológica com grupos em psicologia da saúdeO encontro da Logoterapia com a Psicometria: considerações ontoepistemológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

VIANA RUBIO, Carlos Guillermo. Edith Stein como via intermediaria entre a fenomenologia das ideias de Husserl e as críticas do círculo de Göttingen. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 147-167. ISSN 2175-2591.

O presente artigo visa definir o lugar de Edith Stein no movimento fenomenológico e as razões do seu distanciamento de Husserl devido à modulação do conceito de constituição transcendental exposto em Ideias para uma Fenomenologia Pura e para uma Filosofia Fenomenológica. Dividimos nosso texto em três seções. A primeira tem o propósito de nos colocar no contexto da ruptura entre Husserl e o Círculo de Göttingen como consequência da virada transcendental da fenomenologia. A segunda, que abrange a posição de Stein no movimento fenomenológico, contém uma análise da visão da autora sobre Husserl no contexto da fenomenologia inicial. Finalmente, apresentamos uma descrição do problema da constituição de Stein e as diferenças e acordos que ela mantém com seu Mestre. O objetivo é mostrar que a fenomenologia de Edith Stein é fiel à abordagem original de Husserl nas Investigações Lógicas e continua sendo assim na fenomenologia transcendental exposta nas Ideias.

Palavras-chave : Ideias I; constituição; Husserl; Stein; idealismo transcendental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License