SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Emergências e desastres: atuação de psicólogos(as) de orientação clínica em Santarém/PAO sentido da vida de mães com filhos na UTI neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

AMARAL, Letícia Maia  e  MARTINS, André Amorim. Escala do processo terapêutico como instrumento de um estudo de caso. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 205-221. ISSN 2175-2591.

Entre as diversas abordagens que surgiram e influenciaram no campo da Psicologia encontra-se o humanismo, que originou formas de psicoterapia como: a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), a Gestalt-terapia e a Logoterapia. Utilizamos tal teoria no intuito de fomentar o estudo de caso desenvolvido através de uma experiência de atendimento individual, com o objetivo de compreender como foi estabelecida a relação terapêutica. Utilizamos como referência a Escala do Processo Terapêutico, conceituada em 7 etapas. No estudo de caso, a Participante (mulher de 44 anos) alcançou - dentre as sete etapas - o terceiro e o quarto estágio da psicoterapia, considerados como momento de grande importância do processo terapêutico devido a presentificação dos sentimentos e do eu. Foi possível estabelecer, em um grau satisfatório, as condições necessárias para a mudança de personalidade. Entende-se, portanto, que o desenvolvimento do cliente trata-se de um processo irregular e que não está pronto e nem acabado.

Palavras-chave : Técnicas psicoterapêuticas; Terapia centrada no cliente; Psicologia humanista; Empatia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License