SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O sentido da vida de mães com filhos na UTI neonatalResiliArtes: uma experiência teatral no Instituto Federal Baiano - Campus Serrinha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

GALVAO, Marcus Vinícius Alves. Musicoterapia e o intérprete de Libras na saúde mental: relato de experiência . Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 242-258. ISSN 2175-2591.

Muito se discute sobre a acessibilidade e a inclusão da pessoa surda. Esse estudo tem como objetivo relatar a interface entre a musicoterapia, o usuário surdo do Centro de Atenção Psicossocial e o intérprete da Língua Brasileira de Sinais. O estudo proposto refere-se a um relato de experiência com abordagem qualitativa do tipo descritiva, analisados a partir da perspectiva da Fenomenologia. A coleta de dados ocorreu por meio de relatos do profissional de saúde (Musicoterapeuta) do Centro de Atenção Psicossocial tipo III, localizado no município de Aparecida de Goiânia - Goiás. Concluímos que a presença do profissional Tradutor Intérprete e de profissionais que tenham conhecimento da Língua de sinais nos serviços de saúde é de suma importância, pois a comunicação é indicativo de qualidade de vida, portanto, comunicar-se com os surdos é promover uma assistência na área de saúde mental focalizada no contexto psicossocial por meio da musicoterapia.

Palavras-chave : Surdez; Língua de sinais; Serviços de saúde mental; Musicoterapia; TILS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License