SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Musicoterapia e o intérprete de Libras na saúde mental: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

OLIVEIRA, Ruan Kelvin Mascarenhas de; REIS, Luis Eduardo Matos; SANTOS, Suellen Nascimento dos  e  CUNHA, Eudes Oliveira. ResiliArtes: uma experiência teatral no Instituto Federal Baiano - Campus Serrinha . Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 259-274. ISSN 2175-2591.

Neste artigo, apresentamos a experiência de um curso de extensão em Teatro desenvolvido no Instituto Federal Baiano - Campus Serrinha. A proposta teve o objetivo de proporcionar aos cursistas conhecimentos em teatro por meio de práticas e reflexões sobre elementos artísticos e contextos socioculturais. A partir da abordagem do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, as oficinas foram organizadas em quatro módulos, destinados à (1) iniciação à linguagem teatral, (2) experimentação de práticas de interpretação, (3) conhecimento voltado às artes cênicas e dramaturgia nordestina e (4) montagem de um espetáculo teatral. Os encontros semanais consistiram em momentos de preparação técnica, estudo e debate, prática teatral e momentos de avaliação do processo. A experiência contribuiu para a formação dos participantes e indica caminhos metodológicos para a elaboração de futuras propostas de oficinas de teatro em contextos de educação escolar.

Palavras-chave : Teatro; Curso de extensão; Experiências pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License