SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2University Students in Psychic Suffering: Study in a school-service in PernambucoStudent Condition and Suffering at University: research and intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

ANTUNEZ, Andrés Eduardo Aguirre; SILVA, Nara Helena Lopes Pereira da; COLOMBO, Erika Rodrigues  and  SANTOS NETO, Pedro Monteiro dos. Análise fenômeno-estrutural de desenhos na psicoterapia on-line em situação de crise. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 16-29. ISSN 2175-2591.

RESUMO A partir do método fenômeno-estrutural, realizou-se uma análise de desenhos confeccionados em psicoterapia on-line durante a pandemia COVID-19 com um estudante universitário que referiu ideação suicida no acolhimento inicial. Os desenhos mostram a evolução do processo, com temáticas que trazem a intensificação do sofrimento psíquico durante a pandemia. O jovem mostra talento estilístico ao se expressar em imagens, o sentimento de perda e a angústia da solidão. Seus desenhos são considerados um autorretrato, apresenta elementos sensoriais e de rupturas, mas os primeiros prevalecem. Observa-se que o envolvimento subjetivo se desvela nas imagens, como indicativo da potência do encontro terapêutico mediado pelas tecnologias digitais. A análise fenômeno-estrutural se mostrou significativa, ao permitir a livre manifestação da subjetividade e uma compreensão profunda do sofrimento do aluno.

Keywords : Desenho; Psicoterapia Online; Psicopatologia fenômeno-estrutural; Universidade; COVID-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License