SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Análise fenômeno-estrutural de desenhos na psicoterapia on-line em situação de criseSofrimento psíquico e uso de psicofármacos entre estudantes de Pós-Graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CARNEIRO, Virginia Teles; SOARES, Monalisa Peixoto  e  SOUZA, Sâmmia Rodrigues de. A condição de estudante e o sofrimento na universidade: pesquisa e intervenção. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 30-44. ISSN 2175-2591.

RESUMO Objetivando compreender a experiência de sofrimento de estudantes relacionada à vida universitária e de que modo podem exercer o cuidado de si juntamente com outros, relatam-se duas pesquisas. Na primeira formou-se um grupo de apoio, onde realizaram-se seis oficinas de criatividade com nove estudantes de diferentes cursos. Executaram-se registros em diário de bordo durante as oficinas e entrevistas abertas após a fase dos grupos. A segunda pesquisa foi de follow up para compreender como os estudantes avaliaram as oficinas como uma ação interventiva de cuidado. Realizaram-se entrevistas abertas meses depois com os estudantes do estudo anterior. Utilizou-se a Analítica do Sentido para interpretação em ambas as pesquisas, que apontaram para fragilidade de vínculos nos relacionamentos, excesso de atividades e cobranças, sentimento de solidão e padronização do modo de ser estudante. O grupo mostrou-se uma estratégia interventiva de cuidado propiciadora da produção de outros sentidos para a condição de estudante.

Palavras-chave : Estudantes; Saúde Mental; Promoção da Saúde; Serviços de Saúde para Estudantes; Estudiantes; Salud Mental; Promoción de la Salud; Servicios de Salud estudiantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License