SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Psychic suffering use of psychopharmacs among graduate studentsPsychodance as a Therapeutic Action: experience report during the Covid-19 Pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

BEZERRA, Cíntia Guedes; MOURA, Kilvia Pereira  and  DUTRA, Elza. Plantão psicológico on-line a estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 58-70. ISSN 2175-2591.

RESUMO A pandemia da COVID-19 impactou a humanidade. Tempo marcado pela angústia frente à morte que se anuncia cotidianamente e pela ansiedade diante da ausência de perspectivas de mudança do caos instalado. Voltamo-nos para as universidades que foram afetadas em todos os níveis, tendo sido necessário inaugurar um modo remoto de habitar o ensino superior. Realizamos a leitura do relato de uma experiência de plantão psicológico on-line implantado para escuta de estudantes universitários sob a ótica da hermenêutica heideggeriana. Vimos que o cenário pandêmico favorece o surgimento e a intensificação de manifestações de sofrimento e que a Psicologia precisou se haver com seu saber-fazer. O uso das tecnologias se mostrou potente, mas apontou limites. Evidenciamos o plantão psicológico on-line como uma ação clínica atual e comprometida com uma existência em trânsito, já que o mundo e seu movimento epocal e histórico nos constitui e atravessa cada expressão de sofrimento.

Keywords : Plantão Psicológico; Ensino Superior; Terapia Online; Fenomenologia Existencial; Sofrimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License