SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Plantão psicológico on-line a estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19Saúde, home office e trabalho docente: construção compartilhada de estratégias de sobrevivência em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

LEITAO, Consuelena Lopes; MOREIRA, Loristeffane Castro  e  SOUZA, Sander Firmo de. Psicodança como ação terapêutica: relato de experiência durante a pandemia de Covid-19. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 71-81. ISSN 2175-2591.

RESUMO Este relato de experiência se constituiu como resultado de ações do Comitê de Enfrentamento à COVID-19, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Seu objetivo foi demonstrar uma atividade de cunho terapêutico associada à dança, para promoção da saúde mental durante o período de afastamento social proveniente da pandemia de COVID-19. Para viabilização das atividades em grupo foram utilizados aplicativos e redes sociais, com momentos síncronos e assíncronos, através de gravações de vídeos com coreografias, lives de dança via Instagram e roda de conversas pela plataforma Google Meet. Participaram alunos e servidores da UFAM, bem como, comunidade externa. Utilizamos como aporte teórico a análise existencial que procura o sentido da existência em cada experiência pessoal. A prática com a dança foi além do exercício físico, minimizou ansiedade, preocupações e estresse. Aproximou histórias e possibilitou a construção de novos vínculos afetivos.

Palavras-chave : Psicologia; Psicodança; Pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License