SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Saúde, home office e trabalho docente: construção compartilhada de estratégias de sobrevivência em tempos de pandemiaNo meio do estágio tinha uma pandemia: experiência como aprendizes da clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ROCHA, Ana Maria Campos da; SILVA, Lana Yasmin Leal da; SILVA, Daniel Castro  e  ESPIRITO SANTO, Patrícia do Socorro Magalhães Franco do. UMA CANOA NA TEMPESTADE: O ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 95-107. ISSN 2175-2591.

RESUMO A oferta de programas de assistência aos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) tem se apresentado como uma rede de apoio fundamental ao realizar ações integradas de acolhimento pedagógico, psicossocial e amparo econômico, viabilizando, dessa forma, a promoção de saúde dos discentes e a sua permanência na universidade. Na UFPA, as ações de assistência estudantil são gerenciadas pela Superintendência de Assistência Estudantil e sua Coordenadoria de Integração Estudantil (SAEST/CIE), sendo um destes serviços o Acolhimento Psicológico Emergencial (APE), o qual buscou ofertar uma escuta qualificada e amparar os alunos em vulnerabilidade emocional, disponibilizando atendimentos remotos por meio de chamadas de vídeo. O serviço se mostrou como uma rede de apoio importante aos discentes que estão vivendo neste momento pandêmico. O APE foi um serviço benéfico não apenas aos discentes da graduação que buscaram atendimento, mas também a formação da equipe de estagiários que prosseguiu atuando mesmo diante das adversidades.

Palavras-chave : Assistência Estudantil; Psicologia Humanista; Saúde Mental; Terapia Centrada no Cliente; Plantão Psicológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License