SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2A canoe in the storm: Emergency Psychological Reception in the COVID-19 pandemicCaring for yourself and others:: Responding to the challenges the pandemic in the academic context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

CAVALCANTI, Mirela Guimarães; ROCHA, Amanda Fernandes  and  MORAIS, Sílvia Raquel Santos de. No meio do estágio tinha uma pandemia: experiência como aprendizes da clínica. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 108-119. ISSN 2175-2591.

RESUMO Esta pesquisa origina-se da experiência de estágio profissionalizante em Psicologia em um serviço-escola de Pernambuco, durante a pandemia do COVID-19. Objetivou-se tematizar essa experiência antes e durante a pandemia; elencando os principais desafios enfrentados durante a transição dos atendimentos clínicos presenciais para a modalidade remota. A aprendizagem da clínica psicológica foi discutida em uma perspectiva Fenomenológica Existencial, ao modo de Heidegger. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva em formato de relato de experiência. Para tanto, utilizou-se de diários de campo contendo anotações do contexto vivido e das supervisões de atendimentos remotos, os quais foram interpretados pela analítica do sentido. Como resultado, destaca-se a experiência de estágio perpassada por angústia, cansaço, compromisso ético e desconfiança encoberta. A recomposição do processo formativo apresentou-se como principal desafio. Conclui-se que a supervisão, a abertura para mudança e a compreensão da ação clínica para além do instituído foram cruciais para o aprendizado em questão.

Keywords : Supervisão Clínica; Psicologia Clínica; Fenomenologia Existencial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License