SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2UMA CANOA NA TEMPESTADE: O ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19Cuidando de si e do outro: Respondendo aos desafios da pandemia no contexto acadêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CAVALCANTI, Mirela Guimarães; ROCHA, Amanda Fernandes  e  MORAIS, Sílvia Raquel Santos de. No meio do estágio tinha uma pandemia: experiência como aprendizes da clínica. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 108-119. ISSN 2175-2591.

RESUMO Esta pesquisa origina-se da experiência de estágio profissionalizante em Psicologia em um serviço-escola de Pernambuco, durante a pandemia do COVID-19. Objetivou-se tematizar essa experiência antes e durante a pandemia; elencando os principais desafios enfrentados durante a transição dos atendimentos clínicos presenciais para a modalidade remota. A aprendizagem da clínica psicológica foi discutida em uma perspectiva Fenomenológica Existencial, ao modo de Heidegger. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva em formato de relato de experiência. Para tanto, utilizou-se de diários de campo contendo anotações do contexto vivido e das supervisões de atendimentos remotos, os quais foram interpretados pela analítica do sentido. Como resultado, destaca-se a experiência de estágio perpassada por angústia, cansaço, compromisso ético e desconfiança encoberta. A recomposição do processo formativo apresentou-se como principal desafio. Conclui-se que a supervisão, a abertura para mudança e a compreensão da ação clínica para além do instituído foram cruciais para o aprendizado em questão.

Palavras-chave : Supervisão Clínica; Psicologia Clínica; Fenomenologia Existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License