SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2No meio do estágio tinha uma pandemia: experiência como aprendizes da clínicaO embotamento do pensamento crítico e a crise da universidade pública brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

EGG-SERRA, Adriana Patrícia; SOBOLL, Lis Andrea Pereira; MIOLA, Giovanna  e  PELANDA, Isabela Bastos. Cuidando de si e do outro: Respondendo aos desafios da pandemia no contexto acadêmico. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 120-132. ISSN 2175-2591.

RESUMO Este trabalho apresenta o relato de uma intervenção preventiva de suporte emocional e primeiros cuidados psicológicos à comunidade acadêmica em uma universidade, durante a pandemia de Covid-19, tendo em vista o cuidado de si e do outro. Foram desenvolvidas diversas ações preventivas de abordagem coletiva, com base nas demandas da realidade concreta que se apresentaram em 2020. O projeto, criado a partir de uma equipe de profissionais, docentes e alunos, elaborou e realizou oficinas, rodas de conversa, capacitações e acolhimentos e desenvolveu materiais de divulgação que ofereceram suporte emocional preventivo relevante para o momento vivido, atingindo a comunidade interna e externa à universidade. As ações, mediadas por telas, se mostraram adequadas ao suporte emocional preventivo, conforme identificado nos feedbacks dos participantes. Proporcionar espaços de suporte coletivo se mostrou essencial neste momento de crise para a comunidade atendida. A fenomenologia, em diálogo com outras contribuições, foi essencial para subsidiar tais práticas.

Palavras-chave : Sofrimento psicológico; Saúde mental; Pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License