SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Cuidando de si e do outro: Respondendo aos desafios da pandemia no contexto acadêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

GUERRA, André  e  STENZEL, Lucia Marques. O embotamento do pensamento crítico e a crise da universidade pública brasileira. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 133-146. ISSN 2175-2591.

RESUMO Este estudo teórico promove uma reflexão crítica acerca da atual configuração da universidade pública brasileira. Por meio de contribuições teóricas de influência fenomenológica são desenvolvidos três eixos de análise: o empreendedorismo organizacional e a gestão das mentes, que revela como a universidade tem se colocado a serviço da mera capacitação técnica, da formatação cognitiva e de uma práxis destituída de lastro ético-político; a universidade como gestora de adoecimento, em que se discute o sofrimento psíquico oriundo de exigências de desempenho e produtividade; e o embotamento do pensamento crítico, que demonstra como a universidade vem se afastando de sua tarefa primordial, cujo fundamento existencial é a radicalidade do pensamento crítico. Por fim, aponta-se para o risco do definhamento irreversível da universidade pública brasileira, em razão de sua marcha acelerada rumo a um projeto de neoliberalização que, além das investidas externas, também conta com uma significativa conivência da própria comunidade acadêmica.

Palavras-chave : Instituições de ensino superior; Neoliberalismo; Fatores psicossociais; Racionalidade técnica; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License