SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The living experience of being alcoholist: a phenomenological study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

SOUZA JUNIOR, Odair José Mendes. Ocupar-se nas chegadas e partidas: afetações e ressonâncias em cuidados paliativos . Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 1-9. ISSN 2175-2591.

RESUMO Escrever sobre as vivências, afetações e curiosidade sobre o processo da morte e morrer fez sentido após reflexão acerca de como podem se afetar os sujeitos participantes deste percurso, além das ressonâncias que essas vivências trouxeram e trarão para minha vida. Este artigo objetivou cartografar afetações e ressonâncias do ocupar-se nas chegadas e partidas em cuidados paliativos, além de compreender possibilidades para sujeitos envolvidos no processo de ocupar-se nas chegadas e partidas. Através de cartas de chegadas e partidas, juntamente ao que foi denominado "teia conceitual", tornou-se possível chegar aos resultados apresentados no artigo. A pesquisa visou também contribuir com aprendizagem, expansão e aplicação do conhecimento nas áreas de pesquisa Oncológica, Cuidados Paliativos, Cartografia, Terapia Ocupacional com ênfase nas vivências do profissional de terapia ocupacional no cuidado de pessoas em cuidados paliativos oncológicos e eleitos à atenção paliativa.

Keywords : Terapia Ocupacional; Câncer; Cuidados Paliativos; Espiritualidade; Artralgia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License