SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Work on arrivals and departures: affections and resonances in palliative careLogotherapy and self-transcendence: scenarios that allow protagonism in front of own existence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

HOLANDA, Nohara Nara Lima; BLOC, Lucas Guimarães  and  CARVALHO, Liliane Brandão. A experiência vivida de ser alcoolista: um estudo fenomenológico . Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 10-22. ISSN 2175-2591.

RESUMO O alcoolismo é um fenômeno com causas múltiplas que envolve fatores como hereditariedade, meio familiar e social, e independe de sexo e/ou idade. Os grupos de AA se propõem como espaços de apoio e reinserção, com oferta de um método para superação do alcoolismo. Este artigo teve como objetivo compreender a experiência vivida de ser alcoolista de membros dos Alcoólicos Anônimos (AA). A partir do método fenomenológico crítico, foram entrevistadas cinco pessoas de um grupo do AA na cidade de Fortaleza. A pergunta utilizada foi "a partir da sua experiência, me fale como é ser alcoolista". Na análise de dados, foram elencadas três categorias fenomenológicas: "Alcoolismo: a doença da família"; "O fundo de poço: o sofrimento no alcoolismo"; e "O que eu fui, consigo ser melhor só por hoje". Concluímos que o alcoolismo afeta fortemente o relacionamento interpessoal, provocando um desequilíbrio no convívio familiar e com a sociedade.

Keywords : Alcoolismo; Experiência; Fenomenologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License