SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A experiência vivida de ser alcoolista: um estudo fenomenológicoAngústia, Eros e encontros inter-humanos: por uma clínica existencialista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

LEONCIO, Andriele. Logoterapia e autotranscendência: cenários que permitem o protagonismo frente à própria existência . Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 23-34. ISSN 2175-2591.

RESUMO Neste artigo se buscou compreender em que medida viver como protagonista da própria existência pode relacionar-se com o conceito de autotranscendência, apresentado pela Logoterapia. Concepções de consciência, liberdade e responsabilidade foram exploradas através de revisão narrativa de literatura, sendo a consulta e coleta de dados realizada de forma não sistemática. As plataformas utilizadas como fontes foram BVS-Psi e Scielo. Com os dados obtidos, denotou-se uma maior compreensão acerca das alternativas que oportunizam delimitar a própria história e vivenciar uma vida com sentido. Os resultados sugerem que a sensação de sentido está atrelada à percepção e busca dos próprios sentidos potenciais. Conduzir a vida de maneira consciente e responsável atrela-se à dimensão noética, possibilitando o encontro do sentido. A autorrealização encontra-se fora de si, apontando para a capacidade de autotranscendência, configuração da personalidade e ampliação do autoconhecimento.

Palavras-chave : Logoterapia; Existência; Liberdade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License