SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Logotherapy and self-transcendence: scenarios that allow protagonism in front of own existenceOnline Multiprofessional Care in Mental Health in the COVID-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

OLIVEIRA, Stephan Malta. Angústia, Eros e encontros inter-humanos: por uma clínica existencialista. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 35-50. ISSN 2175-2591.

RESUMO O presente artigo tem por objetivo discutir aspectos fundamentais inter-relacionados da existência humana, como o fenômeno da angústia, a dimensão Eros do amor, os encontros inter-humanos e o sentido para a existência, extraindo implicações para a fundamentação de uma clínica existencialista. Busca-se ainda realizar uma interlocução entre a filosofia e a psicanálise na abordagem da noção Eros, oferecendo uma releitura existencialista desta. O existencialismo utilizado é delimitado pelos seguintes pensadores: Kierkegaard, Buber, Levinas, Frankl e Marcel. A metodologia consiste na revisão não-sistemática da literatura; o método utilizado é a investigação conceitual. Uma das principais implicações para a clínica diz respeito ao reconciliar-se com a angústia, que se dá por meio do amor, no sentido da construção de encontros autênticos; trata-se de uma clínica não pautada pela mecanização, mas que possibilita o reconhecimento da alteridade em sua unicidade, a abertura do ser ao humano e o preenchimento da existência de sentido.

Keywords : angústia; eros; encontros utênticos; clínica existencialista; sentido.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License