SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Cuidado Multiprofissional online em Saúde Mental na pandemia da COVID-19Raça, racismo e clínica fenomenológico-existencial: elementos para a decolonização da atenção clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

RENGEL, Juliana Testoni dos Santos. Aspectos psicológicos da acalásia à luz da gestalt-terapia . Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 61-74. ISSN 2175-2591.

RESUMO A acalásia idiopática do esôfago é uma disfunção rara, caracterizada por uma contração muscular persistente do esfíncter esofágico inferior e uma perda ou diminuição dos movimentos peristálticos ao longo do corpo do esôfago. Estudos atuais têm sugerido que este tipo de acalásia teria uma etiologia autoimune, relacionada a fatores genéticos e emocionais. Neste ensaio teórico, o objetivo é oferecer uma compreensão sobre os aspectos psicológicos da acalásia à luz do referencial teórico da Gestalt-terapia. Os resultados construídos confirmaram a possibilidade de compreender a acalásia como um processo autoimune que, no âmbito psicológico, mostra-se relacionado a processos de contenção ou direcionamento para si mesmo da energia agressiva que originalmente se destinaria ao meio. À guisa de conclusão, propõem-se formas de manejo clínico entendidas como adequadas no atendimento a pessoas com acalásia e se deixa um convite para considerar a possibilidade de assumir a acalásia idiopática do esôfago como uma expressão psicossomática.

Palavras-chave : Acalasia esofágica; Terapia gestalt; Medicina psicossomática..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License