SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Aspectos psicológicos da acalásia à luz da gestalt-terapiaAplicabilidade e releitura da teoria da personalidade e do comportamento no hospital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SANTOS, Hernani Pereira dos. Raça, racismo e clínica fenomenológico-existencial: elementos para a decolonização da atenção clínica. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 75-89. ISSN 2175-2591.

RESUMO Procura-se apresentar as contribuições da fenomenologia da raça e do racismo para a decolonização da atenção clínica em sua interface com a clínica multicultural e com a educação de jovens terapeutas. Norteando-se por uma fenomenologia crítica, a primeira seção procura demonstrar como uma fenomenologia crítica pode fornecer recursos para a análise dos fenômenos da raça e do racismo. A segunda seção, por sua vez, analisa o confronto entre psicoterapia multicultural e pensamento fenomenológico-existencial, procurando dele retirar as principais consequências para a decolonização da atenção clínica. A terceira seção, por fim, propõe uma forma de conduzir estrategicamente a decolonização da atenção para terapeutas em formação por meio de uma reflexão formativa.

Palavras-chave : Atenção; Psicologia fenomenológica; Racismo; Relações étnicas e raciais; Psicologia intercultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License