SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Raça, racismo e clínica fenomenológico-existencial: elementos para a decolonização da atenção clínicaCuidados paliativos: possíveis contribuições da Gestalt-terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CASTELO BRANCO, Andréa Batista de Andrade; SOUZA, Leticia Silva de  e  PRATES, Bianca Veiga. Aplicabilidade e releitura da teoria da personalidade e do comportamento no hospital. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 90-104. ISSN 2175-2591.

RESUMO Objetivou-se realizar uma releitura da teoria da personalidade e do comportamento de Carl Rogers à luz da psicologia hospitalar, de modo a analisar como suas proposições podem ser aplicadas nesse contexto de atuação. Realizou-se um ensaio teórico e utilizou-se técnicas de leitura na coleta e análise dos dados. Os resultados apontaram que a iatrogenia do ambiente hospitalar, bem como as possíveis vivências de despersonalização, dor, perdas, alterações no corpo, mudanças na dinâmica familiar e morte podem desencadear negação ou distorção da experiência. As intervenções psicológicas, no entanto, favorecem maior congruência entre o campo fenomenológico da experiência e a estrutura conceitual do self, possibilitando a simbolização consciente e ampliação perceptiva das vivências relacionadas ao adoecimento, tratamento e hospitalização. Considera-se que a teoria da personalidade tem aplicabilidade no contexto hospitalar, podendo subsidiar a atuação do psicólogo da saúde na tríade paciente-família-equipe.

Palavras-chave : Psicologia Hospitalar; Teoria da Personalidade; Psicologia Humanista; Self; Psicologia da Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License