SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A Maturidade para a Escolha Profissional em Adolescentes do Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

BRITO, Annie Mehes Maldonado; CAMARGO, Brigido Vizeu  e  CASTRO, Amanda. Representações Sociais de Velhice e Boa Velhice entre Idosos e Sua Rede Social. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 5-21. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1416.

Este artigo objetivou verificar as representações sociais acerca da velhice e da boa velhice para idosos e para pessoas de sua rede social. Participaram do estudo 40 idosos e 40 membros de sua rede social (esposos/as, filhos/as, cuidadores/as, irmãos/irmãs, vizinho), todos residentes em Florianópolis e cadastrados em Unidades Básicas de Saúde. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semidiretiva, associada à técnica de entrevista episódica, além de questões para a caracterização sociodemográfica. Cada tema da entrevista foi organizado em um corpus, que foi submetido a uma Classificação Hierárquica Descendente, por meio do software IRaMuTeQ. Para os idosos, a representação social da velhice ancorou-se entre os polos da atividade versus inatividade. Já para os membros da rede social do idoso, a velhice foi compreendida a partir da oscilação entre valorização versus desvalorização. Por fim, a representação social de boa velhice englobou dimensões econômicas, familiares e comportamentais.

Palavras-chave : Psicologia social; Velhice; Idoso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License