SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Social Representations of Old Age and Good Old Age Among Elders and Their Social NetworkReligiosity in Brazilian Adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da IMED

On-line version ISSN 2175-5027

Abstract

CERICATTO, Camila; ALVES, Cássia Ferrazza  and  PATIAS, Naiana Dapieve. A Maturidade para a Escolha Profissional em Adolescentes do Ensino Médio. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 22-37. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1487.

Cada vez mais cedo, os adolescentes deparam-se com a escolha de uma profissão. No entanto, nem sempre estão maduros para tal. Este trabalho teve como objetivo investigar a maturidade para escolha profissional entre adolescentes do Ensino Médio, comparando os escores entre sexos, idade e escolaridade. Participaram do estudo 234 adolescentes com idades entre 14 e 19 anos (M=16,12; DP=0,92), estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas da região norte do Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados a Escala Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP) e um questionário de dados sociodemográficos. Foram realizadas análises descritivas, teste U de Mann-Whitney e o teste chi-quadrado a fim de verificar a classificação quanto ao percentil de acordo com ano escolar. O estudo encontrou diferença estatisticamente significativa no fator Responsabilidade entre os sexos. Adolescentes mais velhos obtiveram maiores escores no EMEP total e no fator Determinação. Além disso, diferenças estatisticamente significativas entre os escores do EMEP total e por fatores foram encontradas segundo o ano de ensino. A partir dos resultados, foram sugeridas estratégias de intervenção para o público adolescente.

Keywords : adolescência; inventário de maturidade profissional; orientação vocacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License