SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Representações Sociais de Velhice e Boa Velhice entre Idosos e Sua Rede SocialA Religiosidade em Adolescentes Brasileiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

CERICATTO, Camila; ALVES, Cássia Ferrazza  y  PATIAS, Naiana Dapieve. A Maturidade para a Escolha Profissional em Adolescentes do Ensino Médio. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 22-37. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1487.

Cada vez mais cedo, os adolescentes deparam-se com a escolha de uma profissão. No entanto, nem sempre estão maduros para tal. Este trabalho teve como objetivo investigar a maturidade para escolha profissional entre adolescentes do Ensino Médio, comparando os escores entre sexos, idade e escolaridade. Participaram do estudo 234 adolescentes com idades entre 14 e 19 anos (M=16,12; DP=0,92), estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas da região norte do Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados a Escala Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP) e um questionário de dados sociodemográficos. Foram realizadas análises descritivas, teste U de Mann-Whitney e o teste chi-quadrado a fim de verificar a classificação quanto ao percentil de acordo com ano escolar. O estudo encontrou diferença estatisticamente significativa no fator Responsabilidade entre os sexos. Adolescentes mais velhos obtiveram maiores escores no EMEP total e no fator Determinação. Além disso, diferenças estatisticamente significativas entre os escores do EMEP total e por fatores foram encontradas segundo o ano de ensino. A partir dos resultados, foram sugeridas estratégias de intervenção para o público adolescente.

Palabras clave : adolescência; inventário de maturidade profissional; orientação vocacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License